" Nós somos como uma folha de papel que nas mãos de Deus se torna a mais bela obra de arte"

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A filosofia do Origami

Além da beleza do trabalho, que gratifica quem faz e quem vê, o origami traz em sua essência uma grande filosofia de vida . Kazuko Horiuchi diz :

"No origami a primeira dobradura tem que ser bem feita, para que o papel possa ficar em pé. Assim também é a vida. As crianças devem receber uma boa educação. Se não temos estrutura , não conseguimos parar em pé"

No origami acontece um processo de assimilação, pois ao mesmo tempo em que pequenas folhas de papéis começam a se transformar em objetos, as pessoas vão aprendendo a filosofia. Aprendem, por exemplo, que no origami é preciso fazer ORIMETADASHITÔ - que significa : dobrar certo. assim quem fizer uma dobradura firme e bela será uma pessoa: respeitável, de confiança e disciplinada.

"Dobrar o papel parece um ato extremamente simples, mas esse simples movimento na realidade nos fornece uma grande alegria que invade nossa alma"
(Kunihiko Kasahara)

A pratica do origami na familia proporciona um convívio gostoso entre pais e filhos, avós e netos. Nestas ocasiões o diálogo se torna mais fraco e alegre, deixando de lado hierarquia, proporcionando um ambiente harmonioso. A conversa se iguala a uma música onde todos conversam no mesmo tom.
Segundo os estudiosos quando existe esta harmonia o amor do coração se transfere para as mãos, dando a oportunidade de se produzir bons trabalhos. É que o estado de espírito sereno possibilita um trabalho harmonioso. E, assim como na vida, as dificuldades do origami extinguem quando cada passo é seguido ordenadamente.


Este é um resumo, para se aprofundar mais entre em :

Nenhum comentário:

Postar um comentário